fbpx

Como cuidar do sono das crianças na quarentena

Falta de sol, isolamento social, escolas fechadas e a falta de costume por ficar tanto tempo sem sair de casa – a quarentena. Já imaginaram o quanto isso pode ser difícil para as crianças?

Antes da quarentena, as opções eram diversas. Parques, condomínios com parquinhos, áreas para correr, quadras, clubes, visitas à familiares, cinema, compras e poderíamos falar aqui centenas de atividades que as crianças costumavam fazer com os pais.

De repente, de um dia para o outro, a única opção é ficar em casa. Se é difícil para um adulto, imaginem para as crianças?

Muitas vezes pequenas mudanças de rotina já complicam o sono dos pequenos, e agora estamos falando de uma mudança ENORME, onde não estávamos preparados (física e emocionalmente). Essa situação certamente pode alterar completamente a qualidade de sono das crianças.

E como agir nessa quarentena?

A sugestão nessa fase é flexibilizar a rotina e diminuir o stress. Nesse momento de isolamento social, é importante que a criança veja o lado bom de tudo isso – dormir um pouco mais tarde e acordar um pouco mais tarde pode ser uma coisa boa. Ser rígido demais pode aumentar o stress.

Pense que está tudo bem se seu filho dormir 30 ou 40 minutos a menos do que o costume nesse período. Temos que pensar que o gasto energético está muito menor ficando dentro de casa, e estar preparado para adormecer depende (também) desse cansaço diário.

Sugerimos aqui algumas atividades que podem ser feitas em casa:

– Faça circuitos com linhas, almofadas, cadeiras;

– Havendo espaço, coloque um colchão no chão para seu filho pular;

– Exponha seu filho à luz natural (em uma sacada ou quintal);

– Se tiver um quintal, deixe seu filho correr bastante;

– Faça atividades de pintar, desenhar, cozinhar, dançar;

– Tenha um horário para leitura durante o dia;

– Faça educação física com seu filho. Fazer exercício com todos da casa, juntos, por 30 minutos.

Os combinados

Para a família que precisa trabalhar é importante ter combinados. Ter alguns horários do dia reservados para os pais trabalharem. Durante um certo período, os pais não devem ser interrompidos. Isso pode garantir um momento de sossego para a família que precisa trabalhar.

Nesse momento difícil também é importante tentar entender seu filho. Se ele lutar para dormir, converse com ele, explique que você entende que é difícil, e de uma forma simples, tente explicar que todos devem fazer um esforço para passarem por esse momento da melhor forma possível.

Sugestões da Sociedade Brasileira de Pediatria

A Sociedade Brasileira de Pediatria já alertou que esse período de quarentena pode gerar um stress tóxico para as crianças, e isso pode levar a um aumento do cortisol e adrenalina (dois hormônios que podem atrapalhar o sono), e deu algumas recomendações para esse momento:

– Ter momentos de diálogo em casa (explicar para os filhos a situação);

– Dar abertura para que eles questionem o momento e se expressem;

– Planejar os horários em casa (alimentação, higiene, brincadeiras e descanso) e ter pausas durante o dia para ficar unidos de forma agradável;

– Ter horários para o uso saudável de telas e eletrônicos;

– Ser um exemplo de comportamento para os filhos; – Explicar que não estamos em férias, mas sim que a flexibilidade da rotina é uma situação transitória.

Apesar de ser um momento difícil, medidas simples podem aliviar bastante a situação, como inserir as crianças nas tarefas domésticas – de acordo com a idade delas. No começo pode haver uma resistência, mas depois certamente elas vão curtir.

Outra dica importante é não deixar que as crianças sejam bombardeadas pelas notícias assustadoras. Reserve um momento para ver o noticiário longe delas.

As principais dicas se resumem a: flexibilidade, muito carinho e principalmente paciência. Estamos na torcida para que tudo isso passe logo.

Se o sono do seu filho piorou muito, nós fizemos um guia, com 10 coisas que você pode fazer a partir de hoje para melhorar o sono da sua família! Pequenas mudanças podem levar a uma grande diferença!

Acesse aqui 👇, é gratuito!

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.