fbpx

Como ajustar o sono do bebê com o início do horário de verão

1 de novembro de 2018 por no assunto Sono do Bebê tagged as , with 0 and 0

Parece pouco, mas a chegada do horário de verão a partir do dia 04 de novembro pode causar algumas mudanças no comportamento de sono das crianças. Adiantar o relógio em uma hora pode deixar seu filho mais sonolento e preguiçoso de manhã e mais aceso de noite. Isso acontece porque anoitece mais tarde e consequentemente o hormônio de sono também é liberado mais tarde.

No post de hoje queremos dar dicas preciosas para nossas leitoras. Ajudar para que os efeitos da mudança de horários sejam poucos ou mesmo nulos.

Então como fazer para ajustar o sono no horário de verão?

Mantenha o horário de alimentação conforme o relógio. Ou seja, se o almoço acontece 12h, ele deve continuar nesse horário, já com o relógio ajustado. O apetite da criança pode também ser afetado, mas será só por 2 ou 3 dias, até que o corpo se acostume com o novo horário. Evite alimentos estimulantes especialmente no fim do dia e no jantar. Isso ajuda a evitar que seu filho fique ainda mais agitado na hora de dormir.

Mantenha o ritual de sono e se for preciso, aumente um pouco o tempo desse ritual. Procure priorizar um ambiente tranquilo.

Diminua a iluminação da casa o máximo possível perto da hora de dormir. Elimine as telas (TV, celulares, etc) algumas horas antes de ir para a cama. Assim seu filho estará mais disposto a descansar perto do horário habitual. O uso do blackout é uma ótima alternativa.

Não faça o acerto de uma vez só.

Mude os horários da criança de 15 a 20 minutos a cada 3 dias. Por exemplo: se o horário de dormir é às 19h (que com o ajuste será 20h00 do horário antigo), coloque-o para dormir 19:45h , depois de 3 dias 19:30h, e assim por diante.

Não tente eliminar o sono do dia para que ele fique mais cansado e durma mais cedo. Esse é um erro porque a criança pode ficar cansada demais e o momento de entrar no sono será mais estressante.

Para os bebês madrugadores, a hora é perfeita para tentar ajustar o horário de acordar! O dia vai começar uma hora depois e, para muitas crianças, a hora de acordar é guiada pela luz do sol. Até fevereiro você poderá criar um padrão onde seu filho passará a acordar 6:30h / 7h, mesmo com o fim do horário de verão.

Como sempre, tenha paciência e persistência e sempre observe os sinais de sono e o comportamento da criança. É bastante comum que a criança fique mais irritada durante esse período de adaptação. Faça devagar e um pouco mais de uma semana todo o ajuste terá sido feito.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Todos os direitos reservados à Maternity Coach. CNPJ 25.462.996/0001-88 • Por Criativa 22