fbpx

Atividades para manter as crianças tranquilas em tempos de isolamento

Sem dúvida nenhuma estamos em um momento com poucos precedentes. Realmente é importante notar que muitas pessoas ainda estão um pouco perdidas sobre como resolver as principais necessidades em tempos em que há o isolamento social e como planejar atividades para manter as crianças tranquilas durante isolamento.

Principalmente por conta da falta de acesso a escolas e atividades semelhantes, muitas pessoas acabaram encontrando uma grande dificuldade sobre o que fazer com seus filhos. Aquelas horas em que a criança estava totalmente dedicada à escola, hoje deixam um grande vazio na rotina.

Até mesmo com as aulas em modalidade online acabaram por não conseguir dar conta das necessidades. E por isso é importante ter muito cuidado nas escolhas para não acabar realmente criando algo que seja ruim para a criança.

De fato, o choque da mudança é grande não só para você, mas para elas também. É importante notar que muitas vezes fica difícil realmente conter tanta energia e ansiedade que as crianças possuem naturalmente.

A melhor ideia é realmente criar uma série de atividades que possam mantê-las o mais ocupadas possível. Sem contar que elas podem ainda serem excelentes para melhorar a coordenação motora, os reflexos, e até mesmo alguns dons artísticos que elas possam possuir.

Sendo assim, hoje eu gostaria de te orientar sobre algumas destas principais opções. Vamos conferir?

Atividades para manter as crianças tranquilas durante isolamento

Entenda que sempre existem coisas que você pode fazer para melhorar suas habilidades como mãe. E até mesmo isto pode ser um complemento para você que é mãe e está estudando em uma faculdade.

Muitas dessas atividades podem ser feitas se unindo a algum curso para horas complementares. O que fará uma grande diferença no final da sua graduação, e até mesmo para o seu currículo.

Claro, os papais também podem se envolver, aprendendo muitas coisas positivas e que podem fazer a diferença no final do dia. Sendo assim aqui estão algumas orientações que são excelentes:

1 – Compromissos caseiros

Toda a casa precisa ficar limpa e organizada, não é mesmo? E realmente existe um grande aprendizado para crianças que aprendem como fazer para participar deste processo necessário.

Muitos pais entendem que a criança não deve gastar seu tempo com atividades corriqueiras e obrigatórias, devendo curtir sua infância. Mas isto é parcialmente verdade, afinal de contas é com atividades simples, seguras e controladas que elas aprendem sobre responsabilidades e compromissos.

Principalmente quando este tipo de atividade acaba assumindo uma agenda de dias e horários pré-estabelecidos. Quando a criança consegue desenvolver este tipo de disciplina ela terá facilidade em vários outros pontos da vida, no presente e no futuro.

2 – Escultura com massinha de modelar

Um dos melhores jeitos de desenvolver a criatividade é realmente utilizar as habilidades manuais para desenvolver algo artístico. Para isto é recomendado à criança que ela tenha tempo para fazer várias coisas que precisam envolver a precisão de movimentos.

Uma das atividades lúdicas mais positivas é realmente a criação de esculturas com massinha de modelar. O melhor é que esta atividade pode ser desenvolvida desde a criação do material.

Muitos gostam de comprar a massinha já pronta, entretanto é bastante divertido criar uma massinha caseira utilizando apenas água, farinha de trigo e corante alimentício. Assim você irá criar um material com textura semelhante e muito mais seguro.

Sem contar que o processo em si pode envolver as crianças e é bastante divertido. 

Você pode deixar a criatividade das crianças livre para elas criarem o que quiserem. Entretanto pode ser positivo variar um pouco e dar algo para que elas tentem criar uma réplica.

Isto também irá desenvolver outras partes importantes do cérebro e da coordenação motora.

3 – Atividades físicas

Se você tem mais de uma criança em casa pode realmente criar uma gincana divertida. Claro, tudo dentro do possível no seu espaço e que você também consiga vigiar e manter a segurança.

Muitas pessoas infelizmente acabam por fazer atividades que podem gerar impactos que realmente machucam a criança, o que é realmente não recomendado.

Por isso, uma ideia brilhante é simplesmente utilizar uma fita adesiva, seja ela colorida ou não, para criar um percurso no chão. Ela pode em algumas partes ter um zigue zague, em outras pode ter formato de amarelinha, e em algumas pode dar algum comando para ser executado.

Se não houver espaço para fazer mais de uma pista ao mesmo tempo, o recomendado é fazer uma contagem de tempo. Veja que criança consegue completar o curso primeiro. E assim consiga ter uma atividade que gaste toda a energia extra enquanto você melhora a condição física e habilidades motoras.

Existem várias ideias já implementadas por aí, e por isso pode ser importante descobrir quais são mais seguras para crianças da idade das suas.

Conclusão

Ufa! Acredito que estas ideias já sejam um grande passo para você implementar e começar a ter um pouco mais de folga. Entretanto pense que estas são ideias ainda interessantes para quando as coisas voltarem ao normal.

Ter em sua vida um leque de conteúdos interessantes pode realmente ser um grande diferencial para quem deseja fazer uma formação educacional familiar mais forte. Principalmente para ensinar valores éticos e morais que são do seu espectro de cosmovisão.

Mas lembre-se, a ideia de se aprofundar na área da educação é algo sempre positivo. E você pode encontrar excelentes retornos para a sua área de trabalho. Ainda que não seja alguém diretamente envolvido com uma escola ou atividade semelhante.

Por isso recomendo que você faça as suas escolhas baseadas não só no conteúdo que você vai ver, mas também na validade profissional. Para isto procure por cursos online com certificado válido, e que podem ser feitos de maneira livre e em casa.

Assim você garante preços melhores e até mesmo uma flexibilidade extremamente positiva para quem trabalha ou tem outras atividades.

Minha recomendação de sempre é para que você procure saber mais sobre o assunto em locais como a plataforma Certificado Cursos Online. Um local com centenas de opções de conteúdo para você.

O melhor de tudo é que são gratuitos, e você só paga mesmo a geração do certificado.

No mais é isso, qualquer dúvida é só chamar!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.