A importância da amamentação nos primeiros anos de vida de uma criança

Amamentação, é difícil encontrar na natureza alguma comparação de um ato que transborda tanto amor e carinho. Afinal de contas o ser humano é muitas vezes incapaz de realmente fazer seu melhor quando se trata de instintos.

Este não é o caso, já que um laço de amor entre mãe e filho é criado, e além disso, há a possibilidade de que o sustento essencial de uma criança seja realmente alcançado.

Infelizmente o hábito de amamentar está caindo em desuso em muitos lugares. Os motivos acabam sendo os mais banais possíveis, e é impressionante a capacidade que algumas pessoas têm para justificar isso.

É necessário hoje que as mães dêem pelo menos 6 meses de amamentação direta. Mas é possível aumentar este tempo para uma marca de até 1 ou 2 anos de idade. Tudo depende do bebê e da capacidade da mãe.

Claro, existem casos bastante tristes de mães que não possuem a capacidade de executar a amamentação. Entretanto, muitos desses possuem alguma espécie de tratamento.

Em situações mais extremas é possível utilizar algum tipo de fórmula, mas o leite materno ainda se encontra como insubstituível.

Hoje gostaria de comentar um pouco sobre a amamentação e toda a sua importância. Encare isto aqui como um mini curso de amamentação.

Algo que vai te estimular a realmente fazer a escolha certa neste quesito.

Vamos conferir?

A importância da amamentação nos primeiros anos de vida de uma criança

Se você tivesse que apontar hoje para uma máquina perfeita, completa e com enorme capacidade de superar problemas, é possível que apontasse para seu computador ou celular.

Entretanto, a verdade é que muitas pessoas, onde eu também me incluo, entendem que o corpo humano é definitivamente algo insuperável.

Por mais que existam seres muito maiores e mais resistentes na face da terra, sem dúvida nenhuma nós humanos somos os mais capazes.

E em toda essa engenhosidade está a atividade da amamentação. Onde a gestação sai de dentro do útero da mulher para dar continuidade a partir do recém nascido.

Todos os seres vivos mais complexos possuem uma fase de filhote. E nós seres humanos não somos nada diferentes. Por cerca de 20 anos da nossa vida estamos criando uma estrutura enorme.

E com certeza os primeiros anos são os que mais possuem um período crítico. Exatamente por isso nós precisamos do leite materno para garantir um perfeito desenvolvimento.

Sem os nutrientes certos seria possível encontrar grandes problemas na manutenção desta construção toda. Então seria fácil dizer que a maioria dos recém nascidos só conseguem crescer de verdade com o leite materno.

Não dar o que eles precisam, ou então dar algo que não podem digerir é um problema. É como se você estivesse construindo uma casa sem ter tijolos ou cimento. A estrutura ou não ficará firme ou nem ficará de pé.

Proteção garantida

É muito importante que o bebê já nos primeiros minutos de vida consiga se amamentar. O primeiro leite que uma mão libera é completamente especial, mas o valor não se perde tanto nas próximas refeições.

Não só nutrientes são entregues para o bebê, mas também vários tipos de anticorpos e defesa. Afinal de contas o bebê ainda não está 100% formado para evitar algum tipo de infecção.

O sistema imunológico do recém nascido praticamente é só uma extensão da mãe. Isto porque os próprios anticorpos são criados prioritariamente de proteína, algo que é crucial para a criação de músculos e outros tecidos.

Se o corpo do recém nascido tiver que gastar o material que tem para criar defesas o seu crescimento será deficitário. Por isso é normal que até os 2 anos seja a mãe que principalmente traga as defesas mais poderosas.

Um grande número de mortes de bebês vem da diarréia, uma doença comum em áreas pobres. Mas isto não significa que seu bebê está livre só porque você tem algum tipo de condição para manter a higiene elevada.

Você precisa garantir que a criança receba exatamente o número de microorganismos corretos para formar sua flora intestinal.

Amamentação é um ato de amor

Amamentar é um gesto de carinho extremo que cria vínculos importantes entre mãe e filho. Assim como é crucial para a formação psicológica de quem está sendo formado.

Várias áreas da psicanálise e até mesmo da psicologia entendem que o ato da amamentação é necessário para uma boa formação da psique da pessoa.

Podem haver vários distúrbios caso o fluxo deste lado seja interrompido. Afinal de contas praticamente todos os principais atos antes dos 7 anos de idade serão interiorizados em algo mais profundo.

Não desista

É comum encontrar mães que acham que o ato de amamentar é um tanto quanto desgastante. Afinal de contas é bem possível que você tenha problemas sérios para resolver.

O mundo não para de girar só porque você virou mamãe, eu sei disso. Porém ser mãe muitas vezes significa grandes sacrifícios, dar o melhor de si em prol dos seus filhos.

Não significa esquecer você mesma ou seu casamento. Mas aprender que por algum tempo será necessária uma dedicação extra para manter tudo em ordem.

Se necessário conte com as pessoas da casa para te ajudar nas principais tarefas. Principalmente quando estiver se sentindo esgotada.

Você não tem que carregar todo o fardo sozinha. E se necessário peça ajuda para algum parente, não há problema nenhum nisso.

Ainda que a pessoa não vá para sua casa, uma ajuda financeira que possa ajudar em uma contratação de uma faxineira é algo excelente.

Conclusão

No mais é isso, espero que você agora esteja motivada para alimentar o hábito da amamentação. Investir em um curso de amamentação também é uma excelente ideia. Assim você garante toda a necessidade deste ato e ainda descobre dicas muito úteis.

Claro, este é um caminho que pode parecer desafiador, ainda mais para as mamães de primeira viagem. Mas acredite, é possível crescer muito com este tipo de experiência, e assim que acabar a vontade vai ser fazer tudo de novo.

Qualquer dúvida sobre o assunto eu estou à disposição para te ajudar, ok?

Até a próxima!

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.