fbpx

Nosso blog

Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

A Gestação Semana a Semana – 3º trimestre

terceiro trimestre da gestação

Nessa série de posts nós falamos sobre todo o desenvolvimento do bebê dentro do útero durante a gestação.

Como a mãe se sente? O que acontece todas as semanas nessa jornada até o nascimento do bebê?

Se você ainda está no primeiro ou no segundo trimestre da gravidez, então acompanhe tudo o que acontece nesses posts ou no nosso e-book gratuito que você pode baixar aqui no nosso site!

E-book – Diário da Gravidez

A 27ª Semana

Chegamos ao último trimestre da gestação e o bebê está bem gordinho, cerca de 900gr!

Agora começa uma fase de preparação do bebê e da gestante para o parto.

Existe uma melhora significativa nos reflexos de sução e deglutição (preparação do bebê para a amamentação) e ele continua seu desenvolvimento das funções cerebrais e órgãos.

Seu padrão de onda cerebral está bem parecido com do recém-nascido. O cerebelo começará a crescer, até cobrir todas as estruturas cerebrais.

Como a mãe se sente: geralmente ansiosa, porque acabou de entrar na reta final da gestação. Você vai sentir cotoveladas e chutes mais fortes. Algumas mães desenvolvem a diabetes gestacional, então é sempre muito importante acompanhar com seu médico principalmente se você engordar mais do que esperado para esse momento.

A 28ª Semana

Durante esta fase, a criança é capaz de perceber a luz dentro da barriga da mamãe e começar a aprender o que é dia e o que é noite.

Ele passa grande parte do tempo dormindo, mas é interessante falar com seu bebê quando ele se mexer, acariciar a barriga, para começar essa conexão, esse estreitamento de laços entre mãe e bebê.

O tônus muscular do bebê está melhorando muito e ele já pode agarrar algo com força. Seu corpo tem de 2 a 3% de gordura e os seus olhos se descolam e abrem.

Como a mãe se sente: é preciso tomar bastante cuidado com infeções urinárias. O seu útero pressiona a bexiga, reduzindo sua capacidade. Você também pode sentir dores na virilha e parte interna das coxas, por causa do crescimento do útero que estica os ligamentos.

A 29ª Semana

Faltam aproximadamente 12 semanas para a chegada do seu bebê e ele já começa a se preparar, ou seja, alguns já ficam com a cabeça para baixo.

O bebê se mexe muito, faz movimentos bruscos, “brinca” muito na barriga.

A habilidade dele de sobreviver fora do ventre da mãe aumenta a cada dia.

O desenvolvimento cerebral continua a todo vapor. Ele é capaz de ter uma respiração rítmica e controla a sua temperatura corporal.

Os olhos podem se mexer e ele está bastante sensível os graus de luz e escuridão.

Comece a se preparar! Já tem o enxoval do bebê?

Então é a hora de começar a cuidar, lavar as roupinhas e deixar tudo pronto!

Como a mãe se sente: nesta fase é bastante comum que os inchaços apareçam, principalmente nos pés e pernas, devido ao aumento de peso. A mãe pode ficar mais cansada.

A 30ª Semana

A partir de agora seu bebê está praticamente formado e o foco será o ganho de peso. Geralmente nesta fase, ele tem de aproximadamente 1,5kg!

O cérebro do bebê passa a ter uma aparência enrugada, é o chamado cérebro convoluto (com mais células cerebrais do que o cérebro liso, ou seja ele é potencialmente mais poderoso).

Seus olhos conseguem abrir e fechar e ficam abertos na maior parte do tempo. Suas unhas são visíveis e o lanugo desapareceu, exceto nas costas e ombros.

Começa o processo de mielinização – criação de uma camada de gordura ao redor do corpo do neurônio que a torna mais rápida na transmissão de um estímulo de um neurônio para o outro.

Como a mãe se sente: por causa do peso e do fluxo sanguíneo, algumas mulheres podem sofrer com veias varicosas. Suas consultas ao médico precisam ser intensificadas a partir desta fase – a cada 2 semanas. Muitos médicos não recomendam viagens de avião após esta fase da gestação.

A 31ª Semana

A partir de agora o ritmo de crescimento do bebê é mais brando.

Ele pesa cerca de 1,5kg, está com o corpo bem proporcional (tamanho da cabeça, braços e pernas) e reage bastante à estímulos como a voz da mãe e o carinho na barriga.

O cérebro continua com sua evolução constante, aumentado o número de interconexões entre as células nervosas.

A partir de agora, é sempre bom se prevenir fazendo sua lista de coisas para levar para a maternidade e até mesmo preparando sua mala.

Como a mãe se sente: muitas se sentem desajeitadas nessa fase. O ganho de peso, as dores nas cosas, o inchaço, são incômodos muito comuns nesta fase. É importante também a visita a um dentista – frequentemente aparecem cáries durante a gestação por uma leve diminuição do pH da saliva.

A 32ª Semana

Se o seu bebê nascer a termo, faltam aproximadamente 8 ou 9 semanas para a chegada. Deixe tudo preparado (quarto, mala da maternidade, lembrancinhas) porque o grande dia está muito próximo!

Ele continua com seu crescimento e ganho de peso e agora tem aproximadamente 1,700kg.

O cabelo do bebê continua crescendo e suas unhas estão completamente formadas.

Seus olhos abrem e fecham e o bebê tem seu próprio ritmo de sono. Muitas vezes seu sono será interrompido por um movimento dele de madrugada!

Como a mãe se sente: talvez você perceba colostro saindo do seio. Não é raro mas não acontece com todas as mães. Você pode ter câimbras e inchaços especialmente nos pés, tornozelos, pernas, mãos e rosto.

A 33ª Semana

Seu bebê agora pode ter quase 2kg!

Devido ao ganho de peso do bebê, a mãe também pode ter um aumento de peso.

O ideal é sempre cuidar da qualidade dos alimentos, para não engordar muito peso nesta fase.

Se sua gestação for de múltiplos, fique alerta porque a chegada das crianças pode estar bem próxima!

Mesmo que sua gravidez seja de um único bebê, comece a se preparar para os primeiros dias com ele em casa.

O quarto está pronto? Mala de maternidade? Você terá ajuda nos primeiros dias? Tem todas as informações que precisa sobre os cuidados com a criança e o que esperar quando chegar em casa do hospital?

Se não tiver ajuda, tenha um estoque razoável de fraldas, produtos para cuidar do bebê, roupas, produtos de higiene e cuidados pessoais para você, além de pensar em comidas congeladas nutritivas que te promoverão praticidade especialmente se você ficará sozinha com o bebê.

Como a mãe se sente: a prisão de ventre pode aumentar nessa fase por causa do tamanho do útero que pressiona o intestino. Seus seios podem ficar mais duros, especialmente se for sua primeira gestação.

A 34ª Semana

Durante esta fase o bebê começa a desenvolver seu próprio sistema imunológico contra infecções leves, ou seja, se seu filho nascesse agora, ele provavelmente seria capaz de respirar e de resistir a doenças!

O líquido amniótico atinge seu nível máximo, mas o bebê descansa nas paredes do útero e não mais flutua como quando ainda era muito pequeno.

Estamos no fim do 8º mês e, portanto, daqui para frente tudo pode acontecer.

Converse bastante com seu médico e tire todas as dúvidas. Andar com um bloco para anotar as dúvidas sempre pode ajudar.

Como a mãe se sente: pode ocorrer variação na pressão arterial, tontura e dor de cabeça. Seu cansaço e dificuldade para dormir podem aumentar então se possível, procure ajuda nesta etapa. Se você contratará alguém para te ajudar com o bebê, esta é uma boa hora para o início deste trabalho.

A 35ª Semana

Chegamos na reta final dessa jornada maravilhosa!

Quanta coisa aconteceu, quanto o bebê se desenvolveu e como é espetacular acompanhar esse desenvolvimento!

Essa é uma fase de grande ansiedade, mas aproveite ao máximo porque muitas mulheres sentem falta da barriga, dos movimentos, da sensação de ter um bebê se desenvolvendo dentro de si depois do nascimento.

O bebê está formado e com as feições que terá ao nascimento.

Alguns bebês se encaixam, de cabeça para baixo (porque a cabeça é a parte mais pesada do corpo e se acomoda melhor no contorno do fundo do útero) antes do trabalho de parto, mas não são todos que já ficam nessa posição.

Como a mãe se sente: cansaço, insônia e ansiedade podem fazer com que seu humor mude. A mudança de posição do bebê também pode causar algum desconforto. Câimbras também podem ser muito frequentes nesta reta final da gestação.

A 36ª Semana

Definitivamente você está no último mês da sua gestação! É muito importante que tudo esteja preparado para a chegada do bebê.

Agora começa a contagem regressiva para o nascimento.

Seu filho tem aproximadamente 47cm e tem cerca de 2,300kg.

Neste momento, você pode conseguir ver os pés ou cotovelos dele quando se movimenta.

Seu pulmão está desenvolvido e pregas se formam ao redor dos pulsos e pescoço, enquanto a gordura continua sendo depositada. Essa gordura é o que vai manter o bebê aquecido depois do nascimento.

Como a mãe se sente: seu apetite pode aumentar o inchaço também. 40% das mulheres tem pelo menos um inchaço leve nos tornozelos nessa fase. Geralmente melhora muito com o descanso. Se possível, coloque os pés para cima com frequência.

A 37ª Semana

A partir de agora, se o seu bebê nascer, já é considerado um nascimento a termo, visto que ele está formado, exatamente como será no dia do parto.

A grande diferença será o peso – quanto mais ele ficar dentro do útero, mais peso irá ganhar. 85% dos bebês nascem em um período de duas semanas a partir da data prevista, para frente ou para trás, ou seja, você já chegou nessa fase!

Fique sempre com o contato do seu médico porque você pode precisar a qualquer momento! Sua bolsa pode se romper e se isso acontecer você sentirá a água descendo.

O bebê agora se move em direção da luz (chamada resposta orientada), o que vai ajudar na percepção dele ao meio ambiente.

Como a mãe se sente: além do cansaço, muitas mulheres sentem as contrações Braxton-Hicks (falta dor do parto). Tente descansar sempre que possível.

A 38ª Semana

Você está há poucos dias do nascimento do seu bebê. Tenha certeza que está tudo certo para não ser pega de surpresa na hora do nascimento!

Os movimentos do bebê são mais restritos porque o espaço que ele tem é bem menor.

Os intestinos do bebê começam a acumular o mecônio – primeiro “cocô” do bebê após o nascimento.

Tenha bem definido sua escolha de parto.

Obviamente uma mudança pode ser necessária, mas é bom que seu médico saiba exatamente qual é sua preferência.

Como a mãe se sente: muitas mulheres que trabalham saem em licença a partir desta data. A barriga está muito grande, pode ser difícil dirigir ou pegar uma condução, o cansaço é grande e muitas tiram estes últimos dias para resolver o que ainda não foi possível durante a gestação.

A 39ª Semana

O bebê está prontíssimo para nascer e o seu corpo também está preparado para parir seu bebê.

Preparada em relação a este momento tão maravilhoso?

Se sua escolha for parto normal, seu filho ainda pode ficar no útero até a 42a. semana, então aproveite muito estes únicos momentos!

A pele do bebê vai se tornar mais grossa e pálida, o lanugo quase não existe mais e ele pode ganhar 14gr de gordura para cada dia que ficar no útero.

Agora o melhor é focar no seu parto, seja ele cesárea, normal, humanizado, na água, de cócoras ou como você escolher.

Como a mãe se sente: a maioria com a ansiedade a flor da pele! Muitas gestantes têm dificuldades para dormir e também podem ter falta de equilíbrio por conta do peso da barriga.

A 40ª Semana

Tudo que a mãe precisa agora é de descanso e paz de espírito. Você certamente precisará de momentos de reflexão e sossego para se preparar para o parto.

Tente descansar o corpo e a mente o máximo que conseguir. Seu bebê está pronto, esperando o momento certo de chegar a este mundo.

Confie no seu médico, doula, parteira ou na pessoa que você escolheu para trazer seu bebê.

Procure alguém que você ama para acompanhar este momento.

Registre, curta, sofra, chore, sorria! Deixe todas as suas emoções aflorarem, afinal, vai chegar o grande dia de ver pela primeira vez o rostinho do seu bebê!

Nós aqui na Maternity Coach esperamos que sua jornada tenha sido maravilhosa e que essa sequência de posts sobre tudo que acontece, semana a semana, até o nascimento do seu bebê, tenha trazido informação de qualidade e tranquilidade para a hora do seu parto.

Para ajudar nos 3 primeiros meses do bebê, nós fizemos um e-book muito especial sobre o sono do recém-nascido.

Baixe aqui no nosso site, é grátis! Feito com muito carinho e dedicação para te orientar nessa fase de tantas mudanças!

Além do nosso e-book, também temos um curso online para bebês de 0 a 3 meses onde tudo o que sabemos sobre o sono do recém-nascido está lá. Além das vídeo aulas e material de apoio, você também pode mandar todas as suas dúvidas pela plataforma do curso ou por e-mail.

Por isso destacamos que, apesar de ser online, o curso tem um atendimento personalizado.

Estamos aqui para te ajudar! Você pode criar bons hábitos de sono desde o 1º dia de vida do seu bebê!

Tem alguma dúvida? Comente!

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Todos os direitos reservados à Maternity Coach. CNPJ 25.462.996/0001-88 • Mantido por FAPNET
Fale no WhatsApp