fbpx

Nosso blog

Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

A Gestação Semana a Semana – 2º trimestre

Segundo trimestre da gestação

Semana passada iniciamos uma série de textos sobre a gestação semana a semana. O que acontece dentro do útero? Como o bebê se desenvolve e como a mãe se sente?

Se você ainda está no primeiro trimestre dessa jornada, não deixe de ler esse post.

A 14ª Semana

Chegando na 14a. semana da gestação, as estruturas externas do sexo estão visíveis e quase sempre é nesta época que os pais conseguem saber se vão receber uma menina ou um menino!

Esse é certamente um dos momentos mais esperados da gestação e lembramos que o limite para fazer o exame de translucência nucal é nesta semana.

O bebê é bastante ativo, mas não é possível sentir seus movimentos porque ele ainda é muito pequeno. Pesa entre 43 e 60gr e tem aproximadamente 87mm.

É nesta semana também que as glândulas salivares começam a funcionar e o cordão umbilical, responsável por nutrir o bebê, está bem desenvolvido.

Mudanças no corpo da mãe: a maioria das gestantes consegue perceber as veias mais dilatadas no torso e seios. Muitas também sentem bastante a prisão de ventre nessa fase. Aumente a ingestão de frutas, vegetais e água na dieta para ajudar a melhorar estas funções intestinais.

A 15ª Semana

Agora você está em um dos melhores momentos da gestação! Normalmente a mãe se sente bem, já sabe o sexo do bebê, os incômodos estão muito mais leves e a barriga ainda não está tão grande, o que permite que a mãe trabalhe, passeie, faça tudo com muita tranquilidade.

Apenas por conta da expansão do útero, algumas mulheres podem sentir dores pélvicas, mas nem sempre isso acontece

Nesta fase o bebê tem o tamanho de uma maça. Ele é capaz de respirar, engolir e fazer movimentos de sucção. Sim, seu bebê pode chupar o dedinho! Muitas vezes isso é visto no ultrassom.

O bebê é capaz de ouvir a voz da mamãe e as batidas do seu coração. Não é lindo saber que ele te escuta?

Cuidado! Se você ainda não começou, essa é a hora para cuidar muito da sua pele. Pense que sua barriga irá crescer e o aparecimento das estrias é algo comum em abdome, coxas, seios e nádegas.

Procure seu médico ou um dermatologista para saber a melhor forma de se manter hidratada para evitar as estrias.

A 16ª Semana

Agora você já entrou no segundo trimestre da gestação. É um momento ótimo para preparar o quarto do bebê, já que você provavelmente está bem-disposta e ainda tem 25 semanas para deixar tudo pronto.

Seu bebê se movimenta muito. Ele tem o tamanho de um pêssego aproximadamente e pesa cerca de 100gr.

Apesar das pálpebras estarem fechadas, o bebê já é mais sensível a luz.

A sensibilidade também aumenta no toque – o bebê já pode sentir o carinho feito na barriga da mamãe e também sente as emoções da mãe!

Lembre-se que seu corpo libera substâncias químicas de acordo com seu estado de humor.

Como a mãe se sente: os incômodos da gestação provavelmente já desapareceram. Você se sentirá bem, com mais apetite e suas roupas já não servem mais. Algumas mães sentem uma obstrução nasal ou até um sangramento. Isso acontece pelo aumento do volume de sangue e pelo efeito do estrógeno, que incha as membranas do nariz.  

A 17ª Semana

Agora é hora de o bebê começar a ganhar peso! Ele tem cerca de 140gr e o tamanho de um abacate e esse peso pode amentar em até 6x durante este mês!

Seu filho está aumentando a lista de reflexos comportamentais como chupar, fechar os punhos, mexer o dedão e engolir. Para quem ainda não sabe o sexo do bebê, é quase certo que será possível identificar no próximo ultrassom.

Nos próximos dias as unhas do bebê começarão a crescer nos dedinhos das mãos e dos pés. Seu pescoço está bem definido e seus bracinhos já alcançaram as proporções finais.

Como a mãe se sente: Quase sempre muito bem! Entretanto seu sono pode ficar diferente. Apesar de muitas gestantes sentirem muito sono na gestação, a grande maioria sofre com insônia. Talvez você também sinta um pequeno inchaço nos tornozelos e pés devido ao efeito da gravidade nos seus tecidos. É sempre muito bom um acompanhamento do médico.

A 18ª Semana

Faltam aproximadamente 23 semanas para a chegada do seu bebê! Se ainda não começou com os preparativos como enxoval, quarto, escolha de maternidade, essa é uma boa hora para conseguir fazer tudo com calma.

Seu filho começa a treinar os movimentos respiratórios e seus olhos conseguem olhar para frente, não para os lados.

Ele tem cerca de 14cm e 190gr! Ainda é bem pequeno, mas está com as estruturas do corpo bem desenvolvidas.

O bebê já tem marcas e dobras nos dedinhos que formarão as impressões digitais. As orelhas migram para a posição final e alguns ossos começam a endurecer.

Como a mãe se sente: algumas gestantes já conseguem sentir algum movimento do bebê. Geralmente uma vibração, como se fosse um ronco no estômago. Não se preocupe se não é o seu caso. Em poucas semanas isso certamente será possível. Algumas mães também sentem mais fome. Cuidado com a alimentação e com o ganho de peso. Capriche em alimentos saudáveis e frescos. Converse sempre com seu médico sobre a sua dieta, especialmente se você sofrer com inchaços. É normal que a mulher tenha uma secreção vaginal esbranquiçada chamada leucorréia. Você sempre deve ficar atenta se essa secreção mudar de cor, engrossar ou for acompanhada de coceira ou dor quando urinar.

A 19ª Semana

Você já está quase na metade da jornada e seu bebê cresce em um ritmo maravilhoso!

Junto com o lanugo, uma outra substância cremosa cobre a pele do bebê para proteger a pele e o desenvolvimento das glândulas e células sensoriais que estão se formando e para regular a temperatura corporal do bebê. Esta substância se chama vernix caseosa.

Seu bebê já consegue escutar os sons externos e seu cérebro está em fase de aperfeiçoamento.

Como a mãe se sente: pode ser que você perceba uma pigmentação no seio ao redor da auréola. É a chamada auréola secundária. Essa mudança é temporária, mas pode durar até 1 ano depois do nascimento do bebê. Estas manchas também podem aparecer na testa e rosto (cloasma) e geralmente desaparece depois do parto.

A 20ª Semana

Seu bebê tem cerca de 300gr e o tamanho de um pimentão!

Agora as sobrancelhas começam a aparecer e braços, pernas, dedos e mãos estão totalmente formados.

Se for uma menina, o útero também estará totalmente formado nessa fase. Sua pele está menos transparente e o cabelo começa a aparecer.

Seu bebê já tem seu ritmo de sono, tanto quanto um recém-nascido.

Seus movimentos são mais perceptíveis já que o processo de ossificação e cartilagem estão se fortalecendo.

Como a mãe se sente: o aumento de peso pode causar desconforto e o acúmulo de líquido especialmente em pernas, mãos e tornozelos. Não fique muito tempo em pé. Sempre que possível, sente com as pernas para cima ou deixe seus pés apoiados em um banquinho. É normal a gestante ter uma sensação de aperto / relaxamento dos músculos do útero, as contrações de Braxton Hicks. Apesar de desconfortáveis, estas contrações são esporádicas e indolores. Se sentir dor, lembre-se sempre de procurar um médico.

A 21ª Semana

Que jornada maravilhosa!

Você sabia que nós temos um e-book gratuito onde você pode acompanhar também todo esse desenvolvimento? Entre no nosso site e baixe, é gratuito!

Você está no meio da sua gestação, já entrou no 5º mês e quantas mudanças aconteceram!

Seu bebê é capaz de ouvir sua voz, as batidas do seu coração e existem estudos que ele começa a desenvolver a memória, ou seja, converse bastante com ele, chame-o pelo nome, coloque música para escutar e lembre-se que ele pode sentir o carinho feito na sua barriga.

Seu filho já tem feições muito parecidas com as que ele terá no nascimento.

O maior desenvolvimento dessa semana é dos ossos e o início da produção dos glóbulos brancos. Os braços e pernas se movem com muito mais força e a maioria das gestantes conseguem sentir estes movimentos.

Como a mãe se sente: geralmente muito bem e com poucas mudanças no humor. Unhas e cabelos tendem a crescer mais rápido por causa da melhora na circulação e no metabolismo causada pelos hormônios da gravidez.

A 22ª Semana

Durante esta semana a maioria das gestantes vai fazer o seu segundo ultrassom morfológico. Seu bebê tem o tamanho de uma manga e pesa aproximadamente 400gr.

Seu bebê é muito magrinho, mas já é possível sentir seus movimentos, geralmente cerca de 10 vezes por dia.

Seu cérebro está em pleno desenvolvimento e suas sobrancelhas e cabelos estão visíveis. O bebê já faz movimentos de piscar, embora as pálpebras ainda estejam fechadas.

Como a mãe se sente: muitas gestantes desenvolvem uma deficiência de ferro nesse momento da gestação. É sempre importante fazer o controle porque esta deficiência faz com que o corpo produza menos células vermelhas, resultando em menos oxigênio circulando no corpo. Essa anemia pode causar cansaço, fraqueza e até desmaios.

A 23ª Semana

O corpo do bebê é bastante proporcional nesta fase. Ele pesa cerca de 500gr e tem cerca de 25cm e seu bebê vai ganhar bastante peso nas próximas semanas.

Os rins do bebê passam a produzir líquido amniótico e a pele do bebê fica enrugada e avermelhada (cor semelhante com a que ele terá no nascimento).

Seu pulmão ainda é bem imaturo, mas o bebê começa a fazer movimentos de treino para respirar fora da barriga.

Como a mãe se sente: algumas mulheres começam a expelir o colostro (primeiro leite que a mãe vai produzir). A prisão de ventre nessa época também é bastante comum, então é importante beber bastante água. O aumento da barriga também pode causar coceira e o ideal é se manter sempre hidratada.

A 24ª Semana

Nesta fase você já está há aproximadamente 17 semanas do nascimento do bebê e chegamos ao 6º mês da gestação!

Seu bebê tem o tamanho de um milho e pesa aproximadamente 600gr. Pouca gordura é produzida e o peso aumenta com o crescimento dos órgãos e tecidos.

Ele pratica a respiração inalando líquido amniótico, já tem reflexo de sucção, dorme bastante e seus pulmões ainda são bem imaturos.

Como a mãe se sente: você pode sentir dores nas costas por causa do aumento de peso. Você cresce junto com seu bebê e pode ser uma fase de um ganho maior de peso. As câimbras também são muito comuns nesta fase.

A 25ª Semana

Você está chegando no último trimestre da gestação e seu bebê está com uma aparência bem parecida com um recém-nascido.

Ele tem o tamanho aproximado de um pepino e pesa de 600 a 700gr. Agora ele entra em uma fase para ganhar peso!

Os menores vasos sanguíneos do corpo do bebê começam a se desenvolver, as narinas começam a abrir e estes vasos permitirão que o sangue flua pelos pulmões e circule pelos tecidos do bebê.

Os pulmões produzirão surfactante, um líquido que permitirá a elasticidade necessária na respiração. Lembre-se que por enquanto não há ar dentro dos pulmões, só líquido amniótico. O ar só entrará após o nascimento, quando seu bebê realmente irá respirar pela primeira vez!

Como a mãe se sente: se você tiver ou desenvolver hemorroida durante a gestação, pode ser que sofra de sangramentos retais. Você precisa falar com o médico, mas geralmente este sangramento não indica nenhum problema com o bebê.

A 26ª Semana

Faltam cerca de 15 semanas para a chegada do seu bebê! Ele está engordando bastante nesta fase e pesa cerca de 750gr!

Como ele está bem maior e se movimenta bastante, com o espaço do útero limitado, muitas gestantes conseguem, além de sentir, ver também os movimentos da criança na sua barriga.

Agora os sistemas sensoriais do bebê estão desenvolvendo sua conexão com o cérebro.

Seu bebê consegue sentir seu carinho, reconhecer sua voz e os sons do corpo da mãe. Ele passa bastante tempo dormindo.

Como a mãe se sente: lembre-se de mudar de posição com frequência para facilitar a circulação com o aumento do seu peso. Fique também de olho na pressão!

Chegamos ao fim do segundo trimestre da sua gestação. Se você ainda não chegou até aqui, veja o nosso post do primeiro trimestre e saiba semana a semana como acontece o desenvolvimento do seu bebê!

Agora é a reta final!

Hora de terminar os preparativos para receber seu bebê.

Nossa dica é sempre que você se prepare para os primeiros meses com o bebê com antecedência. Ter informação de qualidade é primordial para que você passe pelos 3 primeiros meses com mais tranquilidade e segurança.

E-book – Sono do Recém-Nascidohttp://www.maternitycoach.com.br

Para te ajudar, fizemos um ebook para o sono do recém-nascido muito especial. Ele é gratuito! Entre no nosso site e baixe esse presente. É para você, feito com todo carinho!

Tem alguma dúvida? Comente!

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Todos os direitos reservados à Maternity Coach. CNPJ 25.462.996/0001-88 • Mantido por FAPNET
Fale no WhatsApp