fbpx

A dificuldade de fazer um desmame noturno

Chegou a hora de fazer um desmame noturno, mas você não consegue sucesso nesse projeto?

A ideia de não ter interrupções no sono noturno para alimentação, parece algo distante, mesmo que seu filho não tenha mais necessidade nutricional e nem fome de madrugada?

Não se sinta mal. Um processo de desmame noturno pode ser algo bem complicado, especialmente porque a criança passa por diversos saltos de desenvolvimento, dentição, angústia de separação, transições de soneca, etc.

Tudo isso pode afetar o sono e dificultar um processo de desmame noturno.

Então como começar um desmame noturno?

A primeira coisa a fazer é ter certeza ABSOLUTA que seu filho não precisa mais mamar de madrugada, ou seja, que ele tem toda necessidade calórica garantida nas refeições.

Ele precisa ser avaliado pelo pediatra, e lembramos que muitas crianças, até um ano, ainda precisam mamar ao menos uma vez de madrugada.

Não sugerimos o desmame noturno para crianças até 6 meses, quando a alimentação básica ainda é o leite.

Eliminando essa questão da necessidade, vamos para o mão na massa.

O primeiro passo para quem quer tentar o desmame, é garantir que a criança sabe dormir. Se seu filho dorme mamando, esse processo pode ficar muito mais complicado.

Isso porque ele provavelmente precisa do seio materno não só para nutrição, mas principalmente como uma ferramenta de sono.

Então missão número 1: ensinar seu filho que dormir e comer são habilidades diferentes!

Agora, se o seu filho já sabe dormir sem ajuda, não precisa mamar para iniciar o sono, e mesmo assim acorda de madrugada para mamar, está na hora de fazer reflexões….

  • Seu filho mama bem de dia? Algumas crianças são tão curiosas, que não mamam bem durante o dia. Querem interagir e brincar. Porém, na madrugada, quando estão sonolentas e tranquilas (e no escuro!) elas querem compensar a comida que não ingeriram de dia;
  • Seu filho não aceita bem os sólidos. Para um desmame noturno acontecer, a criança precisa se alimentar corretamente durante o dia. Chamamos a atenção das mães aqui de crianças que fazem as refeições na escola. Muitas vezes há tanta distração, e não sobra muito tempo para se dedicar para a alimentação;
  • Você está realmente preparada para o desmame? Muitas mães se sentem pressionadas a fazer o desmame, porque as outras pessoas acreditam que está na hora. Mas mamãe… só você sabe se é a hora correta, então siga seu coração!

Agora vamos para nossas dicas preciosas sobre o desmame noturno!

  • Você não precisa fazer o desmame noturno total de uma vez só. Se seu filho mama 2x ou mais, mantenha um horário que você sente que ele mama mais, e elimine os outros;
  • Quando a criança acordar, atenda bem rápido, para tentar evitar que o despertar evolua;
  • Se tiver ajuda, outra pessoa pode atender essa criança alguns dias. Se a criança não sentir o cheiro da mãe, isso pode ajudar bastante;
  • Não esqueça de cuidar da alimentação do dia, da rotina e fazer um ritual de sono bastante relaxante;
  • Antes de iniciar o desmame, tente entender a fome do seu filho e, se for necessário, mexa com a alimentação do dia para proporcionar todas as calorias que ele precisa.

Por fim, como tudo quando falamos de maternidade e sono, seja firme, consistente e acredite no seu processo. Se você decidiu que está na hora, então faça acontecer. Não se sinta culpada, e se precisar, peça ajuda!

Se o seu filho dormia bem e passou a picar a noite toda, chorar para dormir ou acordar sempre chorando, mesmo que não esteja passando por um salto, escreva para a gente no maternitycoach@maternitycoach.com.br e avaliaremos sua situação gratuitamente, para ter certeza que conseguiríamos te ajudar.

Todos os nossos processos de aprendizagem são feitos com carinho. Aqui ninguém vai deixar o bebê no berço chorando sem ser atendido.

Trabalhamos com persistência e orientação de qualidade.

Conte com a gente, escreva seu problema, e nós estaremos junto com você nessa jornada para ensinar seu bebê a dormir!

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.