fbpx

Nosso blog

Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

A Batalha para Dormir depois dos 2 anos!

Sempre falo bastante aqui no blog sobre o sono dos bebês, especialmente no primeiro ano de vida, porque é nesse período que os hábitos são formados e que as fortes associações aparecem. Entretanto tenho recebido muitos contatos de mães com bebês maiores, com mais de 24 meses, que estão com dificuldades grandes no sono. A hora de dormir é uma verdadeira batalha.

Os bebês maiores já sabem como convencer os pais com mais facilidade. Protestam muito, gritam, chamam e alguns chegam até a vomitar para chamar a atenção.

No meu post de hoje, quero falar com estas famílias.

Pense que se seu bebê tem a capacidade de entendimento do choro e testa o limite dos pais todos os dias, eles também tem capacidade de entender novas regras e respeitá-las.

Então essa é nossa grande dica de hoje: converse com seu filho e explique as novas regras a partir de hoje! Estas novas regras são muito mais bem entendidas quando colocadas em um papel, então o ideal é você comprar uma cartolina e desenhar, junto com seu filho, como será a rotina da noite.

Nesta cartolina (que deverá ser colocada na parede do quarto dele!) deve ter todo o pré sono e, por muitos dias, deve ser levada à risca. Lá deve conter a ordem em que as coisas vão acontecer como:

  • Jantar
  • Escovar os dentes
  • Ler uma história
  • Apagar as luzes
  • Fazer uma oração
  • Segurar o objeto de transição
  • Dormir

Nesta fase, os bebês pedem muito por mais uma história, mais uma conversa, mais uma oração, etc. Faça uma coisa de cada vez e não abra mão das novas regras. Em no máximo uma semana seu filho vai se convencer de que a partir daquele momento as coisas não vão mudar e a batalha na hora de dormir vai diminuir muito.

Outra dica é sempre ter um objeto de transição para dar segurança para o bebê. Para aqueles que acreditam em mágica, fadas, príncipes e princesas, um líquido mágico pode ser usado no quarto. Coloque em um spray um pouco de água, corante e um pouco de gliter. Agite a água e espirre antes de dormir. Esse é o acordo com o mundo mágico para que a noite do seu filho seja perfeita.

Se seu bebê tem o costume de ir para sua cama no meio da noite, negocie com ele um dia na semana para dormir na sua cama e marque eu um papel onde ele possa riscar o passar dos dias (já que ele não terá noção de quanto ainda vai demorar para receber a recompensa). Não esqueça de que essa negociação só vale se ele ficar na caminha dele o resto dos dias.

As crianças são muito espertas. Certamente entenderão as novas regras e passarão a gostar da rotina e da previsibilidade. O choro vai acabar e a luta de noite também.

Comments

Comments are closed.


Todos os direitos reservados à Maternity Coach. CNPJ 25.462.996/0001-88 • Por FAPNET