fbpx

5 Mitos no sono do bebê que você precisa saber

Existem alguns mitos no sono do bebê que precisamos esclarecer. Hoje em dia, a quantidade de informação é imensa, então precisamos checar as fontes, e mais do que isso, entender o que funciona para nossa família.

Sempre falamos aqui nos atendimentos da Maternity Coach que no sono não há nada engessado como certo ou errado. Existe sim o que funciona e o que não funciona para sua família, por isso é preciso avaliar com carinho as coisas que nos falam, mesmo que seja com a melhor das intenções.

Mito 1 – Você precisa dormir quando seu bebê dorme

Isso até pode ser verdade, se você tiver sorte de ter um bebê com regularidade nas sonecas. Geralmente essa regularidade só acontece aos 4 meses, quando o bebê passa a fazer 3 cochilos por dia, em horários aproximados e com algum padrão na duração desse sono.

Antes disso, sabemos que a criança dorme muito, mas esse sono pode ser muito picado.

Ao invés desse conselho, o que sugerimos é: depois que seu filho dormir para o sono noturno, tente descansar rapidamente. Esse primeiro bloco de sono geralmente é o maior, e se você conseguir contar com a ajuda de outra pessoa para alimentar esse bebê ao menos 1x, sua noite certamente será mais restauradora.

Mito 2 – Quanto menos a criança dorme de dia, mais ela dorme de noite

Esse é um conselho muito comum, e que pode confundir bastante os pais. Essa confusão aparece, porque realmente um bebê muito cansado pode dormir um pouco mais profundamente no início da noite, mas depois disso os despertares ficarão mais frequentes.

Um bebê cansado também pode demorar mais tempo para relaxar e dormir, deixando os pais exaustos no fim do dia.

Outra característica de um bebê exausto é o tempo que ele leva para entrar no sono novamente quando tem um despertar. Se a criança dormiu bem durante o dia, retomar o sono pode ser algo bem mais fácil do que se ela dormiu muito mal.

Nossa sugestão: faça anotações e veja o quanto seu filho precisa dormir e tente garantir estas horas de sono dentro da necessidade dele.

Mito 3 – Colocar o bebê para dormir mais tarde, faz com que ele acorde mais tarde

Assim como o mito 2, isso também é algo que escutamos bastante. E por mais contra intuitivo que pareça, muitas vezes colocar a criança para dormir mais cedo, faz com que ela acorde mais tarde, depois de 1 a 2 semanas de alteração da rotina.

Mito 4 – Se você desmamar o bebê, ele vai dormir melhor

Não façam isso! Muitas vezes nos deparamos com desmame precoce, na tentativa de ajudar no sono.

Preste atenção em outras coisas que podem piorar o sono do bebê: rotina inadequada? Muito ou pouco sono de dia? Falta de rituais de sono? É preciso fazer ajustes no ambiente? Seu filho tem muitas associações de sono que podem impedir a continuidade desse sono?

Enfim, dificilmente uma criança acorda de madrugada diversas vezes porque tem fome, e é por isso que desmamar não vai te trazer qualidade de sono!

Cuide da rotina alimentar e veja os outros aspectos que envolvem um bom sono antes de fazer um desmame sem necessidade.

Mito 5 – Seu filho vai dormir melhor quando engatinhar ou andar

Esse também é um dos mitos no sono do bebê que nos agarramos quando a criança não dorme bem.

Ouvimos também: “aos 4 meses, o sono melhora”, ou “fique tranquila, quando começar com a alimentação a criança dorme a noite toda” e quando os marcos chegam e nada muda, ou muda para pior, você perde as esperanças de uma boa noite de sono.

O ponto principal é não esperar nenhum marco de desenvolvimento para trabalhar bons hábitos de sono. Veja a rotina, os cochilos, o ambiente as associações e, aos poucos, comece a fazer essa higiene no sono do bebê.

O quanto antes esse sono for trabalhado, melhores as chances dessa criança nunca ter uma dificuldade crônica na hora de dormir.

Tem dúvidas sobre o sono do seu pequeno?

Peça ajuda!

Informação de qualidade, estudada com muito carinho, faz toda diferença nestas horas. O sono do bebê pode ser muito picado, mas assim como qualquer outra habilidade natural, seu filho pode aprender a dormir!

Não caia em mitos, e dê o primeiro passo para alcançar noites inteiras de sono.

Todos os nossos processos de aprendizagem são feitos com carinho. Aqui ninguém vai deixar a criança no berço ou na cama chorando sem ser atendida.

Trabalhamos com persistência e orientação de qualidade.

Além das nossas consultorias, temos atendimentos pontuais, para te orientar com estas questões da luta para dormir.

Entre em contato com a gente, e saiba mais!

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.