fbpx

5 dicas para seu filho adormecer rápido

Por que muitas crianças tem dificuldade em adormecer rapidamente?

Estamos em um momento difícil, de quarentena, onde muitas pessoas estão trabalhando em casa, cuidando dos filhos e certamente muito cansados com essa mudança na rotina.

Por isso ter uma criança que adormece rápido no começo da noite pode ser um alívio. Você terá tempo para um banho, uma leitura, um relaxamento no meio dessa situação complicada que estamos vivendo.

O post de hoje é para dar 5 dicas seguras, que realmente funcionam, para que seu filho entre no sono com mais facilidade.

Não coloque seu filho para dormir muito tarde

É muito importante observar a janela de sono da criança e não deixar que ela passe do ponto.

Um bebê por exemplo que consegue ficar acordado por 2 horas de manhã, ele deve ficar acordado entre o último cochilo e o sono noturno por no máximo 3 horas e meia.

Abusar desse horário na tentativa da criança estar mais cansada e assim adormecer mais rápido pode ter um efeito contrário, deixando a criança com grande dificuldade de relaxar.

Tenha um ambiente de sono favorável para adormecer

Seu filho precisa de escuridão, silêncio e um ambiente gostoso para dormir. Nessa fase em que todos estão em casa, as telas estão mais frequentes, os horários bagunçados, mas é importante que, no momento de colocar a criança para dormir, que as outras pessoas da casa colaborem com silêncio e ausência de luz.

Muita lumiosidade pode impedir ou retardar a liberação do hormônio do sono – a melatonina.

Tenha um ritual de sono relaxante

Quem me conhece sabe o quanto eu bato nesse assunto do ritual de sono. Parece que todos sabem que ele deve ser feito, mas o poder desse ritual é mutias vezes subestimado.

Depois que a criança entende o processo, adormecer se torna muito mais fácil porque um ritual de sono repetido vai aumentar demais o relaxamento da criança.

Invista em um banho gostoso, massagem, história, oração, som durante a troca, repetição de atitudes e de local. Garanto que valerá a pena!

Cuidado com a forma de atender seu filho se ele demora para adormecer

Você não precisa tirar o seu filho do berço em qualquer protesto ou som que ele emitir.

Sempre espere um pouco e quando chegar perto do berço, comece com sua voz, um carinho e deixe o colo ou mesmo a alimentação (desde que não seja a hora de mamar) como última alternativa.

Você aos poucos vai aumentando a chance do seu filho desenvolver a habilidade de auto conforto.

Coloque seu filho sonolento, mas não dormindo no berço

Se o seu filho tem mais de 4 meses, nasceu a termo e tem peso e desenvolvimento adequados para a idade, ele está apto para começar um processo de aprendizagem de sono.

Essa é certamente a dica mais valiosa – não espere seu bebê aprofundar o sono no colo, carrinho ou fora do quarto para depois ir com ele para o ambiente de sono.

Nos leves despertares, ele pode ficar confuso, e certamente vai chamar por ajuda. Isso pode acontecer diversas vezes de madrugada.

No começo pode ser difícil, mas o tempo que seu filho leva para entrar no sono tem a tendência de diminuir muito se ele começar a ir sonolento para o berço ao invés de completamente dormindo.

Se você tem muita dificuldade em colocar seu filho para dormir, te convido a baixar nosso guia – 10 coisas que você pode fazer a partir de hoje para melhorar o sono do seu filho!

Ele é 100% gratuito! É só clicar no link abaixo para dar o primeiro passo para ensinar seu filho a dormir hoje mesmo!

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.