fbpx

5 dicas para lidar com o excesso de brinquedos

Confira algumas dicas para lidar com a bagunça causada pelos brinquedos espalhados em casa!

Só quem tem criança em casa sabe o quanto é difícil manter tudo organizado no seu devido lugar. Isso porque, principalmente em momentos como esse que estamos vivendo de isolamento social, os pequenos sempre estão buscando algo para passar o tempo.

Neste sentido, é comum que os brinquedos fiquem espalhados pela casa, formando uma verdadeira bagunça durante o dia.

Alguns pais inclusive, tem dificuldade de fazer com que seus filhos arrumem tudo depois de brincar, o que pode deixar a situação ainda mais complicada.

O excesso de brinquedos, também é um problema comum entre as famílias, principalmente quando falamos em relação às que têm mais de um filho na fase da infância.

Sendo assim, nós reunimos a seguir algumas dicas para lidar com essa situação da melhor forma possível, sem que isso signifique estragar a brincadeira das crianças!

Como incentivar as crianças a ajudarem nas tarefas?

Os pequenos adoram brincar e se divertir, mas, quando chega a hora de guardar tudo a maioria das crianças não quer saber de arrumação.

Isso gera um desgaste familiar enorme, uma vez que os pais precisam ficar insistindo ou até mesmo brigando para que o filho cumpra essa tão simples tarefa.

Mas então, o que fazer para tornar este momento mais tranquilo, tanto para a criança, quanto para os pais?

Existem algumas medidas que podem ser tomadas antes mesmo da brincadeira começar para evitar que essa situação desagradável aconteça. Veja nossas dicas a seguir:

1 – Use a criatividade

Uma das dicas mais valiosas quando o assunto é fazer as crianças participarem das atividades de casa e inclusive ajudarem a arrumar tudo depois da brincadeira, é justamente usar a criatividade.

Inventar brincadeiras, canções ou até mesmo usar a boa e velha psicologia reversa para convencer a criança a contribuir com a arrumação pode ser uma excelente saída para driblar o problema.

Proponha competições do tipo “vamos ver quem guarda tudo primeiro?!”, e lance desafios para que ele veja a tarefa não como algo chato, mas sim, como uma oportunidade de continuar brincando.

2 – Oriente que ele brinque apenas com um de cada vez

Outra forma de minimizar a bagunça na sua casa, é orientar que o seu filho escolha apenas um objeto para brincar de cada vez.

Isso porque, o normal é que eles saiam espalhando tudo e quando se cansam, trocam de brinquedo, deixando o outro sempre jogado.

Instrua-o a pegar um objeto e, quando quiser trocar por outro, deverá já colocar o que não está usando em seu devido lugar.

No final do dia, essa prática faz uma diferença e tanto até mesmo para a criança.

3 – Organize os brinquedos em caixas

As caixas organizadoras são excelentes aliadas dos pais que desejam manter tudo em ordem, pelo menos por uma boa parte do tempo.

Com a ajuda delas, você pode separar os brinquedos de acordo com aqueles que a criança mais usa, ou até mesmo por categorias/brincadeiras.

Dessa forma, você pode disponibilizar uma caixa por vez e, quando a criança enjoar, poderá trocar por outra assim que guardar tudo da primeira!

4 – Doe os brinquedos que não estão sendo usados

Durante o crescimento das crianças, é normal que alguns brinquedos deixem de ser interessantes com o tempo.

Uma forma de lidar com esse excesso de objetos ocupando espaço no seu lar é justamente doando parte deles para outras crianças ou instituições que aceitam esse tipo de doação.

O ideal, é que você faça isso junto com seu filho para explicar a importância de ajudar outras pessoas, se desfazer daquilo que não usa mais.

5 – Conte com o auxílio de soluções especializadas

Para te ajudar a organizar a bagunça do seu lar, você também pode optar por soluções práticas como o guarda móveis para autoarmazenar os pertences que estão ocupando espaço demais na sua casa.

Isso vale tanto para os brinquedos dos seus filhos, quanto para móveis, objetos de decoração, equipamentos esportivos e tantas outras coisas que não são usadas diariamente e que você não deseja se desfazer.

Essa é uma das alternativas mais práticas e econômicas, uma vez que você pode acessar os boxes privativos sempre que necessário, pagando um preço justo para acomodar tudo o que precisa.

Maria Gabriela é uma estudante de Jornalismo que se encantou ao conhecer o Marketing Digital. Assim, atua como Link Builder desde seu primeiro emprego na área de comunicação.

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.