fbpx

Nosso blog

Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

4 Dicas para fazer uma aprendizagem de sono para seu filho!

Todos os dias lidamos com famílias com personalidades diferentes. Vamos tentar aqui dividir em dois principais grupos: aquelas que querem soluções muito rápidas para o sono das crianças e outras que já esperam processos de um mês, dois ou até mais do que isso para obter os resultados.

Nosso post de hoje é dedicado para os pais que querem resultados mais rápidos. Geralmente o perfil de família que, se os resultados demorarem muito para aparecer, o processo será esquecido e abandonado.

  • Decida quando começar

Os pais precisam se preparar para as primeiras noites. É importante tentar descansar, pedir ajuda e principalmente marcar um dia certo para começar. Nossa sugestão é sempre começar um processo em um dia onde os pais não terão que trabalhar no dia seguinte. Os primeiros dias podem ser bem difíceis.

  • Faça um plano (por escrito)

Pesquise sobre os métodos de aprendizagem de sono e decidam qual vai ser o caminho a seguir. Escrevam o método, leiam juntos, se preparem para as variáveis que podem acontecer. Como uma receita de bolo. Não importa se a escolha for um método de uso de colo, de afastamento ou mesmo de deixar a criança no quarto para adormecer. Pensem bastante nesta escolha e façam isso respeitando o temperamento da criança – para que o plano seja algo que os pais realmente conseguirão seguir.

  • Tenha um prazo de comprometimento 

Algumas famílias querem desistir na primeira ou segunda noite porque “não está funcionando”. Tenha um objetivo de se manter no foco por pelo menos 2 semanas. Tenha expectativas realistas de que não existe uma fórmula mágica. É um aprendizado e seu filho pode demorar pouco ou mais tempo para aprender. A personalidade e temperamento da criança serão importantes, mas a consistência dos pais é igualmente crucial para o sucesso.

  • Anote / faça uma agenda, para conseguir avaliar as mudanças

Muitas vezes o cansaço e sono impedem que os pais vejam os progressos. Mesmo que pequenos, eles devem ser notados, por isso fazer uma agenda com os horários dos despertares, quantidade de sonecas, tempo de sono, tempo de resistência para dormir, enfim, toda informação que faça parte dos problemas de sono enfrentados pelos pais. Ver que está melhorando dá bastante segurança para se manter no plano.

 

Apesar destas dicas tentarem animar e fortalecer os pais na decisão de fazer ou não uma aprendizagem de sono, quero lembrar que não existe milagre no processo de ensinar a criança dormir. Algumas, mesmo com métodos que “deveriam” ser mais rápidos, podem demorar meses para ajustar o sono completamente. O que é comum acontecer são noites melhores, outras nem tanto, até que as noites boas vão se tornando a maioria com o passar do tempo. É importante ficar firme.

Comments

Comments are closed.


Todos os direitos reservados à Maternity Coach. CNPJ 25.462.996/0001-88 • Por FAPNET