fbpx

Nosso blog

Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

Quanto tempo meu filho precisa dormir de dia e de noite?

Neste mês estamos falando sobre as sonecas. Já discutimos sobre as sonecas curtas e sobre as transições das sonecas, já que a tendência da necessidade de sono diurno é diminuir, de acordo com a idade da criança.

Mesmo com esta diminuição, as sonecas são extremamente importantes para o desenvolvimento dos bebês e crianças pequenas. Até pelo menos 2 anos e meio, é recomendado que as crianças durmam durante o dia, para recarregar as energias e principalmente para processar a enxurrada de coisas novas que eles aprendem diariamente. Crianças que dormem bem durante o dia ficam mais felizes, se alimentam melhor, são menos irritáveis e choronas e consequentemente são mais fáceis de lidar. Para comparar com um adulto, um recém-nascido que fica 5 horas acordado, equivale a uma noite inteira de sono. Imagine ter que trabalhar ou estudar no dia seguinte depois de uma noite em claro? No mínimo isso será bem difícil.

Esta tabela é uma média de sono necessária para seu filho dentro das 24 horas do dia, sempre pensando a partir dos 4 meses. Antes disso, geralmente, as crianças dormem bastante, não apresentando exatamente um padrão mais definido.

Então se seu filho dorme um pouco mais ou um pouco menos do que isso, mas está bem, se alimentando corretamente, se desenvolvendo adequadamente e respondendo aos estímulos, pode ser que necessidade de sono dele seja diferente da média das crianças. Muitos bebês ficam muito bem depois de uma soneca de 40 minutos, enquanto outros já acordam irritados e certamente precisam de um pouco mais de sono contínuo durante o dia. O mais importante sempre é prestar muita atenção no comportamento do seu filho, já que a falta de sono logo apresenta sinais bem claros.

Dos 4 aos 6 meses: 10 a 12 horas de sono noturno, de 2 à 4 horas de sono diurno dividido em 3 sonecas;

Dos 6 aos 9 meses: 10 a 12 horas de sono noturno, de 2 a 3 horas de cochilos divididos em 2 ou 3 sonecas;

Dos 9 aos 14 meses: 10 a 12 horas de sono noturno, de 2 a 3 horas de cochilos divididos em 2 sonecas;

Dos 14 meses aos 3 anos: 10 a 12 horas de sono noturno, de 1 a 2 horas de cochilo em 1 soneca;

Após os 3 anos, algumas crianças ainda dormem uma vez por dia, algumas até perto dos 5 anos de idade e este sono gira em torno de 60 a 90 minutos, bem no meio do dia.

Após os 5 anos, a capacidade de sono noturno é de 9 a 11 horas, sem precisar dormir durante o dia.


Todos os direitos reservados à Maternity Coach. CNPJ 25.462.996/0001-88 • Mantido por FAPNET
Fale no WhatsApp