fbpx

Nosso blog

Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

Quando meu filho vai…. ????

Uma das maiores e mais frequentes preocupações das mamães com quem converso é o desenvolvimento dos seus bebês. Elas gostam de saber quando o bebê vai falar, sentar, bater palminha, gritar, etc.
A primeira coisa que devemos lembrar é que não há um tempo exato para as coisas acontecerem. Cada criança tem seu ritmo (que deve ser respeitado!), sua personalidade, os estímulos são diferentes e os ambientes nos quais as crianças se desenvolvem também. Entretanto, para aliviar um pouco esta curiosidade e ansiedade das mamães, neste post resolvi colocar uma “tabelinha” de desenvolvimento, lembrando que são apenas médias e, não há nada de errado se seu bebê sair um pouco desta média. O importante é que o bebê esteja sempre bem, feliz e que seja acompanhado por um pediatra regularmente para que o médico possa identificar se sua pequena criança está em dia com o desenvolvimento psicomotor.
Levantar a cabeça
Após o primeiro mês de vida
Rir
A partir do terceiro mês
Perceber sons e vozes
A partir do sexto mês
Sentar sem ajuda
A partir do sétimo mês
Engatinhar
A partir do oitavo mês
Bater palminha / fazer tchau
A partir do décimo mês
Falar
Após o segundo mês de vida, o bebê já vocaliza alguns sons (agu/arru/anu), mas a partir do nono mês, alguns bebês começam a combinar as sílabas.
Andar
Geralmente a partir de um ano de idade os bebês já conseguem dar alguns passinhos.
Este é só o primeiro de muitos outros posts sobre desenvolvimento dos bebês. No próximo (que está saindo do forno) falarei sobre a visão dos bebês (como eles enxergam e reconhecem as pessoas, etc). Espero que gostem!
Com carinho de mamãe,
Michele

Tem alguma dúvida? Comente!

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Todos os direitos reservados à Maternity Coach. CNPJ 25.462.996/0001-88 • Mantido por FAPNET
Fale no WhatsApp