Pesquisar
Close this search box.

Preciso fazer o desmame do meu filho para ele dormir bem de noite?

Fazer o desmame para melhorar o sono.

Esta é uma dúvida muito comum entre as mães que me procuram com dificuldades no soninho do bebê. Meu post de hoje é para falar sobre isso: de forma alguma o bebê precisa desmamar para dormir.

Ele tem toda capacidade de entender a diferença entre comer e dormir. São habilidades diferentes, as duas de grande importância para o desenvolvimento da criança, portanto uma não deve prejudicar a outra.

Mas e se o bebê precisa mamar para dormir? O desmame é necessário?

desmame
Uma criança que se alimenta corretamente acaba dormindo melhor e vice-versa. Uma criança cansada, irritada, nervosa porque não dorme bem, pode ter dificuldade em mamar.

Especialmente para os pequenos, em que o gasto energético da criança é grande durante a amamentação, ela precisa estar mais descansada para ter uma boa mamada e ter um desenvolvimento adequado.

Aqui sempre incentivo a amamentação em livre demanda especialmente nos primeiros 4 meses de vida e, a partir dos 4 meses, sugerimos que a mãe tente entender o padrão de mamada, fazendo uma agenda com os horários que seu filho se alimenta, observando atentamente o ganho de peso e o desenvolvimento com o pediatra e, se houver a liberação do médico, muitas vezes não há mais a necessidade de acordar o seu bebê de madrugada para alimentar.

Porém, se ele acordar, ele deve ter sua necessidade atendida e muitas vezes não é possível fazer o desmame.

Enquanto a alimentação básica do bebê for leite, especialmente o materno que tem uma digestão mais rápida do que as fórmulas, não é adequado fazer o desmame, e o bebê deve receber sim alimento de madrugada.

Mesmo depois da inclusão dos sólidos, a retirada da mamada de madrugada deve ser estudada.

O pediatra deve avaliar se é possível e o despertar do bebê deve ser analisado, de forma a entender sua necessidade, ou seja, se seu filho come bem durante o dia e ainda acorda uma ou duas vezes de madrugada, mama e volta a dormir tranquilamente, ele pode sim estar com fome, e deve ser alimentado.

Uma dica para entender melhor a fome ou hábito da criança de madrugada, antes de pensar em desmame, é sempre avaliar a hora da mamada.

Se seu bebê mamou bem, teve todas as refeições durante o dia e acorda de hora em hora de madrugada, provavelmente o motivo de todos estes despertares não é só a fome, então neste caso é necessária uma observação.

Pode ser frio, calor, fralda suja, algum incômodo ou, mais comumente, as associações de sono como colo, embalo, chupeta e o adormecer mamando.

Nesta situação, o ideal é ensinar seu filho com carinho, paciência e muita dedicação, a encontrar outras formas de conforto, dar ferramentas para que ele consiga voltar a dormir com menos ajuda.

É aí que meu trabalho entra.

Com observação, cuidado e métodos gentis de aprendizagem de sono, conseguimos ensinar as crianças a partir dos 4 meses a terem um sono de qualidade, sempre com muito respeito ao perfil da família, personalidade e necessidades da criança, sem a necessidade de um desmame abrupto.

Dormir é tão importante quando mamar, portanto, com muito amor pelo bebê, conseguimos unir estas duas habilidades de forma que uma ajude o desenvolvimento da outra.

Por isso que aqui a minha prioridade é na mãe, no acompanhamento, suporte e informação de qualidade para a VOCÊ!

Cada criança é única, e cada mãe também é única!

Podemos ir mais rápido, mais devagar, parar para respirar… tudo isso é possível dentro de uma aprendizagem de sono. Por isso avalio caso a caso. Algumas mães até me procuram para desmamar, mas outras têm esse sentimento de que ainda não é a hora.

Entre em contato comigo. Eu certamente conseguirei te ajudar, assim como já fiz com milhares de famílias.

Minha prioridade é no atendimento, o suporte, a mãe, o tempo de cada uma. Somos mães e entendemos sempre que cada um tem seu ritmo e seu tempo.

Então me mande uma mensagem no WhatsApp, ou no e-mail, ou deixe um comentário aqui nesse post, e eu terei o maior prazer em avaliar onde está sua dificuldade e qual é a melhor forma de te atender.

Está gostando do conteúdo! Compartilhe!

Categorias

Post Recentes