fbpx

Nosso blog

Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

O Sono do Recém-Nascido – Parte 2

sono recém-nascido

Semana passada começamos uma série de textos sobre o sono do recém- nascido. Neste texto aqui falamos sobre o funcionamento do sono e quando ele pode começar a se estabilizar.

Hoje vamos falar sobre os ciclos de sono do recém-nascido.

Assim como os adultos, cada ciclo de sono dos bebês passa por períodos de semiconsciência, sono leve, o sono com sonhos (também chamado de sono REM que em inglês quer dizer rapid eye moviment) e finalmente o sono profundo.

Quando o bebê emenda um ciclo de sono no outro, imediatamente após o sono profundo, inicia-se um novo ciclo.

Um ciclo de sono tem uma duração de aproximadamente 50 minutos e por isso, muitos bebês despertam após ficarem dormindo por este tempo, especialmente quando falamos das sonecas.  

Uma boa estratégia para que seu bebê descanse um pouco mais é ficar ao lado dele para que após o sono profundo, você ajude para que de alguma forma (com carinho, um pouco de balanço ou colo) ele inicie um novo ciclo de sono, ou seja, você vai ajudar seu bebê a emendar a soneca.

Nas fases do ciclo está a explicação do sono tão leve do bebê.

ciclo de sono

Veja que apenas uma parte deste ciclo é de sono profundo enquanto as outras etapas são de sono leve.

O sono dos sonhos (REM) é uma fase onde o despertar acontece frequentemente, e estudos mostram que os bebês tem cerca de 50% do sono nesta fase do sono de sonhos. 

Para os prematuros, este percentual pode chegar a 80%. Isso acontece para que a criança “arquive” as experiências diárias e para que se desenvolva adequadamente.

Somente aos 3 anos este percentual diminui e a igualdade com o sono dos adultos (que é cerca de 20%) vai acontecer após os 10 anos.

É fácil perceber em que fase do sono seu bebê está.

No sono dos sonhos, você pode perceber o movimento dos olhos do bebê embaixo das pálpebras e o bebê fica mais agitado (pode falar, sorrir ou mesmo chorar). Na fase de sono profundo o bebê fica mais quieto, com respiração regular e profunda.

E como podemos ajudar?

Para ajudar os pais, com informação de qualidade, nós fizemos um curso online para que você construa hábitos de sono para seu bebê desde o primeiro dia de vida!

Tudo que o estudamos sobre o sono destes pequenos está nesse curso, que apesar de ser online, tem todo o suporte das consultoras de sono via e-mail.

Você pode escrever sempre que tiver dúvidas. Ou seja, apesar de ser online, sabemos o quanto as mães também precisam de uma ajuda individualizada.

Nesse curso tudo foi pensado com grande carinho e dedicação.

E para os bebês maiores?

Se o seu bebê tem mais de 4 meses e mesmo assim possui dificuldades para dormir? Ele tem o sono agitado, acorda de hora em hora ou faz sonecas curtas (de 20 ou 30 minutos)?

Talvez seja a hora de procurar ajuda para dar mais qualidade de sono para ele. Faça uma agenda diária, perceba os sinais de sono, os melhores horários para dormir. Observe tudo que pode prejudicar o sono do seu bebê e, portanto, necessita de mudanças.

Ensinar seu filho a dormir é um ato de amor, e você pode fazer isso desde cedo.  

Pensando em realmente ajudar a vida das famílias, nós liberamos a nossa Jornada do Sono do Bebê, uma série de vídeos gratuitos que vão te guiar para descobrir os motivos do seu filho dormir mal e também começar um processo de aprendizagem de sono!  

Nós temos diversos atendimentos que certamente poderão atender sua necessidade. 

Conheça nossos planos e faça parte desse grupo de milhares de famílias que contaram com a ajuda da Maternity para transformar a maternidade em algo mais leve.  

Você não precisa deixar seu filho chorar, nem passar por um processo de desmame para que ele aprenda a dormir. Aqui trabalhamos com métodos gentis, onde o perfil da família e a personalidade do bebê são respeitados.  

Tem dúvidas? Estamos aqui para responder! Nos escreva no maternitycoach@maternitycoach.com.br!

 

2 Comentários

    
    Todos os direitos reservados à Maternity Coach. CNPJ 25.462.996/0001-88 • Mantido por FAPNET
    Fale no WhatsApp