fbpx

Nosso blog

Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

O que é uma Consultoria de Sono?

Consultoria de sono

Que falta que uma boa noite de sono faz! Dormir é essencial para qualquer pessoa fazer as atividades do dia, trabalhar direito, dirigir, estudar e principalmente cuidar de um bebê pequeno.

Ficar sem dormir pode tirar o foco, deixar as pessoas nervosas, sem falar no cansaço e na falta de disposição.

E como fazer nas famílias onde os bebês não dormem direito?

Conhecendo bem a família, os hábitos, a rotina e a personalidade do bebê, uma consultora de sono pode preparar um atendimento totalmente personalizado e principalmente acompanhar, junto com as mães, os progressos e o desenvolvimento de uma aprendizagem de sono.

Apesar de não ser uma tarefa simples e ter sempre o bebê em primeiro lugar, o processo de mudança e transformação dos hábitos noturnos são extremamente importantes e valiosos para a família.

A criança demora muito para dormir, acorda várias vezes durante a noite, vai para a cama dos pais, pede para ser alimentada, pede a chupeta, chora e não deixa ninguém descansar.

A hora de dormir é sempre um momento tenso, onde a família nunca sabe o que irá acontecer.

Alguns bebês ainda precisam de embalo (a noite toda!), andar de carro, passear, mamar (a noite toda também!) ou qualquer outro movimento para chegar ao sono, e quando finalmente isso acontece, eles vão para o berço e encontram “pregos” já que acordam no mesmo instante!

Tentativas desesperadas de fazer o bebê dormir podem ser frustrantes. O que na maior parte das vezes acontece é que os pais vão para um caminho mais curto – fazem qualquer coisa para a criança adormecer, mas os resultados não são duradouros. Um dia funciona, no outro já não funciona mais.

Quantas vezes escutamos que os pais já tentaram de tudo e que no fim são vencidos pelo cansaço. Chegam à conclusão que a criança não gosta de dormir e que um dia isso vai passar.

Certamente vai, mas em quanto tempo? Será que isso fará bem para a saúde física e mental da família?

É aqui que a consultoria faz toda diferença. Você vai seguir um passo a passo e poderá tirar todas as suas dúvidas sobre o andamento do seu processo de aprendizagem.

Lembramos aqui que não se trata de conselhos, já que isso pode encontrar na internet, com os amigos e parentes. A consultoria é um aconselhamento personalizado. A ideia é achar a solução e estar perto da família durante a execução da aprendizagem.

E como funciona o nosso trabalho:

Primeiramente nós enviamos um questionário e através das respostas conseguiremos conhecer bem os hábitos da família, o perfil dos cuidadores e principalmente a personalidade do bebê.

Com base nas respostas, elaboramos um plano de sono para aquela família, sempre levando em conta os princípios do método de aprendizagem da Maternity Coach.

O nosso método

No nosso método priorizamos o bem-estar da criança e o limite de cada família. Entendemos que existem crianças mais adaptáveis, enquanto outras são mais resistentes às mudanças, então tudo isso é pensado na hora de colocar o processo em prática.

Depois de pronto, marcamos uma conversa com os pais e falamos sobre todas as estratégias pensadas, para que estejamos 100% alinhadas com a família.

Os próximos passos são de implantação. Os pais / cuidadores começam a colocar o nosso plano em prática e no nosso acompanhamento tiramos todas as dúvidas, mensuramos os resultados e, se necessário, fazemos algumas alterações para chegarmos ao sucesso – o bebê dormindo bem de dia e de noite, tudo dentro da sua necessidade física e capacidade fisiológica.

Então tudo é cuidadosamente pensado – se a criança precisa mamar, os horários adequados para o bebê e também para a logística da família, os rituais que devem ser feitos, enfim, a ideia é entender e ensinar aquela criança a dormir da melhor forma possível.

Lembramos aqui que não aplicamos as técnicas de choro controlado. O bebê não deve ficar chorando sozinho por horas até conseguir finalmente dormir – provavelmente de exaustão.

Todo choro deve ser atendido, mas nossa pesquisa e entendimento desse bebê vai garantir que ele seja atendido da forma certa, para que não crie maus hábitos de sono que resultarão em dias complicados e noites picadas e difíceis.

A rotina também é peça fundamental para melhorar o sono da criança e vai ajudar a mãe em sua organização diária. Ter uma sequência de atividades passa para o bebê que ele não precisa se preocupar com o que vem depois, com o que vai acontecer.

E para a mãe, entender a real necessidade criança ajudará a atender essa necessidade da forma certa.

E como saber se meu filho realmente tem uma dificuldade com o sono?

Essa também é uma dúvida frequente. Os pais não conseguem identificar se há algo que possa ser feito para melhorar o sono da criança ou se o comportamento faz parte da idade e do desenvolvimento dela.

Vamos listar aqui algumas situações:

– Quando a hora de dormir é a pior parte do dia. Tem muito choro, muito tempo para o bebê adormecer e muito cansaço por parte de quem vai fazer a criança dormir;

– Quando há uma grande dificuldade com a rotina. Aqui falamos de crianças com mais de 4 meses e que estão com o peso adequado;

– Quando a criança não tem rituais, ou seja, ela não entende que está na hora de dormir / comer / higiene;

– Quando o bebê desperta muitas vezes à noite (e não é fome) e não consegue voltar a dormir sozinho;

– Quando a família quer fazer a transição do quarto dos pais para o berço e estão com dificuldades;

– Quando o bebê só adormece mamando ou sendo embalado e os pais precisam repetir esse processo diversas vezes de madrugada para que a criança mantenha o sono;

– Quando as sonecas são curtas e irregulares – cada dia é uma nova surpresa;

– Quando a criança visita o quarto dos pais diversas vezes de madrugada;

– Quando a criança só aceita uma pessoa para fazer dormir e pede a presença dessa pessoa de madrugada;

– Quando o bebê apresenta sinais de sono o tempo todo, mas não dorme com facilidade, ou seja, passa grande parte do dia chorando e irritado.

Se você se identificou com uma destas situações, realmente a consultoria de sono pode te ajudar.

A consultoria não é uma fórmula mágica que vai mudar o sono do seu filho do dia para a noite. É um aprendizado diário, tanto do bebê, quanto para os pais.

As expectativas

É importante também ter expectativas reais sobre o sono da criança. Cada criança tem uma capacidade de sono que precisa ser entendida.

Não é certo que conseguiremos dar 12 horas de sono contínuo para seu bebê se a capacidade de sono dele for de 10 horas de sono noturno. É certo que priorizaremos de 10 a 11 horas, o que, segundo estudos, é o que uma criança precisa para não sofrer as consequências de uma privação crônica de sono.

Sonecas de 20 minutos são realmente curtas, mas existem algumas crianças que só conseguem dormir de dia por um ciclo de sono – de 40 a 50 minutos.

Estes são só exemplos. O que queremos deixar claro é que cada bebê é único e precisa ser tratado dessa forma, com respeito à sua individualidade.

Além disso, uma consultora de sono certificada não faz nenhum tipo de diagnóstico, não prescreve nenhum tratamento adicional, não trata ou faz exame médico para seus clientes, a não ser que tenha alguma especialidade extra, em áreas determinadas e for licenciada para outras práticas.

Portanto, antes de iniciar a consultoria de sono é recomendável a visita ao pediatra ou médico de confiança para descartar quaisquer problemas de saúde que a criança possa ter.

Sendo descartada questões fisiológicas, conseguimos trabalhar o aprendizado de sono com segurança.

Quer saber mais?

Nas nossas redes sociais você encontra muita informação de qualidade sobre o sono do bebê.

https://www.facebook.com/MaternityCoach/?ref=settings

https://www.instagram.com/maternitycoach/

https://www.youtube.com/channel/UCNangnpB5qO36wlico6-LGw

Nos visite, acompanhe, siga e baixe também nossos ebooks. Eles são gratuitos, disponíveis aqui no nosso site!

Além dos nossos ebooks, nós liberamos a nossa Jornada do Sono do Bebê, uma série de vídeos gratuitos que vão te guiar para descobrir os motivos do seu filho dormir mal e também começar um processo de aprendizagem de sono!

Se você tem dúvidas sobre o sono do seu filho, escreva para a gente no maternitycoach@maternitycoach.com.br, no WhatsApp 11-97687-3368 ou nas nossas redes sociais!

1 Comentário

    Faça um comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    
    Todos os direitos reservados à Maternity Coach. CNPJ 25.462.996/0001-88 • Mantido por FAPNET
    Fale no WhatsApp