fbpx

Nosso blog

Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

Guest Post – Conheça os Primeiros Sintomas da Gravidez e saiba como Identificá-los

Primeiro trimestre da gestação

Basta à menstruação atrasar para muitas mulheres ficarem com a pulga atrás da orelha. Obviamente, nem sempre o atraso menstrual significa uma gravidez, no entanto, se a mulher notar que ele está acompanhado de outros sintomas e ocorrer alguns dias após a prática de uma relação sexual desprotegida pode significar. É importante que o pré-natal seja iniciado logo no começo da gravidez, para caso houver algum problema de saúde com a mulher ou com o feto, esse seja identificado e tratado imediatamente, sem causar danos de proporções maiores. Por isso é importante que a mulher dobre a atenção nos sintomas de gravidez que podem aparecer no início da gestação.

Costumam serem os primeiros sintomas de gravidez, notados pela maioria das futuras mamães:

  • ATRASO MENSTRUAL

O atraso menstrual é o sintoma mais observado e levado a sério pelas mulheres. É a partir deste que as futuras mães tomam a decisão de realizarem um teste de gravidez para saberem se um bebê realmente vem por aí. Em ciclos regulados, um atraso superior a cinco dias já é considerado um forte sintoma de gravidez pelos médicos. Já em ciclos desregulados, os especialistas consideram somente após quinze dias o atraso menstrual como um sintoma de gravidez.

  • NÁUSEAS E VÔMITOS

As náuseas e vômitos costumam acontecer já nos primeiros dias após o óvulo ser fecundado. Geralmente ocorrem antes do atraso menstrual. Não são todas as gestantes que apresentam esses sintomas. As náuseas e vômitos costumam cessar já no primeiro trimestre, no entanto, podem durar até o meio do segundo.

  • SENSIBILIDADE NAS MAMAS

É comum que no início da gravidez, a mulher apresente sensibilidade nas mamas. Essa sensibilidade pode vir acompanhada com dores e também inchaços nessa região. Isso ocorre pelas mudanças no corpo que a mulher passa a presenciar após a fecundação.

  • CÓLICAS E SANGRAMENTOS VAGINAIS

Cólicas e sangramentos vaginais podem ser associados com uma menstruação mais fraca que desce alguns dias antes da data prevista. No entanto, podem significar que ocorreu a implantação do óvulo fecundado na parede do útero. Por isso, a mulher deve analisar as proporções dessas cólicas e desses sangramentos, se forem sintomas de gravidez, irão ocorrer em proporções bem menores se comparados a menstruação.

  • DESEJO

Um dos primeiros sintomas de gravidez, mas normalmente deixado de lado, é o desejo. Desejo de comer alguns alimentos inusitados, desejo de praticar alguns atos que não costuma praticar, desejo de beber bebidas que não costumava, e por aí vai. O desejo costuma vir de modo impulsivo na gestante, dificultando seu controle sobre ele.

  • CANSAÇO E SONOLÊNCIA

No período inicial da gestação, as mulheres passam a dormirem mais. No entanto, mesmo dormindo por várias horas durante o dia, ainda se sentem cansadas e sonolentas. Durante esse período, qualquer esforço mínimo gera extremo cansaço na futura mãe.

  • PERCEPÇÃO DE ODORES

O olfato das gestantes é de extrema sensibilidade. A ocorrência de alguns enjôos durante a gravidez pode ser explicada por isso. O cheiro do odor é captado com mais facilidade, e a mulher passa então a sentir náuseas por isso.

 

Denise Coelho, mamãe e GO, apaixonada por maternidade e tudo que gira em torno do universo infantil. Amante da tecnologia e blogueira há anos, encontrou no Portal Bebês uma forma de compartilhar seus conhecimentos com outras mamães e tentantes mundo afora. 


Todos os direitos reservados à Maternity Coach. CNPJ 25.462.996/0001-88 • Mantido por FAPNET
Fale no WhatsApp