fbpx

Nosso blog

Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

Grandes Mudanças no Padrão de Sono da Criança – Por que acontecem?

Sabemos que existem as regressões de sono e os picos de crescimento que podem influenciar muito o sono das crianças, mas será que é só isso?

Se seu filho mudou os padrões de sono, se começou a despertar mais durante a noite, exigir a presença dos pais no quarto ou de repente passou a apresentar grande dificuldade para adormecer quando acorda de madrugada (mesmo com ajuda), passe por esta lista de possíveis causas para esta mudança. Com o entendimento do motivo, certamente será mais fácil lidar com este momento e ajudar seu filho a voltar a ter bons hábitos de sono.

Incômodos – especialmente infecções de ouvido

Se seu bebê sempre conseguiu manter um padrão de sono regular e começou a acordar a cada hora ou de 2 em 2 horas, e apresenta um sono terrível depois de 4h da manhã, é importante levar ao pediatra para verificar uma possível dor de ouvido ou qualquer outro incômodo. Muitas vezes a criança não apresenta os sinais de que vai ficar doente, mas o fato de ficar deitado, potencializa o incômodo, mexendo bastante com os hábitos de sono da criança.

 

Seu filho precisa de um pouco de luz para dormir

Sempre falamos aqui no blog e com todas as nossas clientes, que o melhor ambiente para a criança dormir é no escuro total e isso continua sendo verdade. Entretanto, depois dos 15 meses, a imaginação da criança floresce muito e ela percebe que existem coisas que assustam, que causam medo. Se o seu filho sempre dormiu bem e começou a demonstrar resistência em ficar sozinho para dormir ou começou a chamar mais de madrugada, a alternativa de deixar uma luz bem fraca dentro do quarto pode ser a solução para que ele volte a ter segurança e retome o bom hábito de sono. Muitas vezes nesta idade a criança ainda não consegue verbalizar corretamente o que está acontecendo, então a dica aqui é fazer a tentativa, mesmo que aparentemente este não seja o motivo da mudança do padrão de sono.

 

Seu filho vai para a cama no horário incorreto

Com o passar do tempo, as crianças aumentam a capacidade de ficar acordada. Então as famílias mantêm uma rotina de horário de soneca, alimentação e sono noturno e a criança começa a chorar para dormir, apresentando muita resistência. Talvez seu filho precise ir para a cama um pouco mais tarde ou um pouco mais cedo. Essa é uma observação difícil porque muitas vezes a resistência da criança aparece porque ela está cansada demais ou mesmo porque ela aumentou a capacidade de ficar acordada. A dica da Maternity Coach então é que os pais não tomem uma decisão de mudar o horário de dormir da criança apenas por o comportamento de um dia. Faça uma agenda de pelo menos uma semana com o horário que seu filho dormiu durante o dia e a hora que adormeceu. Repare qual é a janela de sono da última soneca (se houver) com o sono da noite. Por mais uma semana tente colocar seu filho para dormir 15 ou 20 minutos mais cedo e continue com as anotações. Se a resistência para dormir diminui com o horário mais cedo, faça a mudança. Se a resistência continua igual, tente colocar seu filho para dormir mais perto do horário que ele continuou adormecendo (porque pode ser que ele não esteja preparado para dormir antes, e a insistência só acarretará em choro).

 

Se você tem problemas com o sono do bebê, conheça o trabalho da consultoria de sono. Aqui no nosso site, temos diversos depoimentos de mães que estavam passando por muitas dificuldades com o sono das crianças e com carinho, respeito e muita informação para fazer as mudanças necessárias, conseguiram resultados incríveis no sono e consequentemente na qualidade de vida da família toda.


Todos os direitos reservados à Maternity Coach. CNPJ 25.462.996/0001-88 • Mantido por FAPNET
Fale no WhatsApp