fbpx

É possível o bebê chorar sem motivo?

Semana passada falamos sobre o choro do bebê, os motivos possíveis deste choro e algumas dicas de como identificar as necessidades da criança para acalmar este momento difícil, especialmente no comecinho da vida deles, onde não há a verbalização e temos que praticamente adivinhar o motivo do protesto. Mas é possível o bebê chorar sem motivo?

Mas e quando tudo já foi verificado e você ainda não encontrou o motivo?

– ele está limpo

– alimentado

– aparentemente sem dor

– usando roupas muito confortáveis

– sono está perfeito

Nosso post de hoje é para te dar dicas incríveis de como agir nesta hora. A última delas, é uma das mais importantes!

  • Dê algo para seu filho sugar. Chupeta, dedo, algum mordedor. O ato de sugar relaxa muito a criança.
  • Segure a criança em seu colo com um contato grande com seu corpo. Crianças relaxam quando ouvem o coração da mãe e se sentem seguras quando estão “coladas” ao corpo dela.
  • Use um som da natureza ou ruído branco. Muitas vezes os sons externos podem irritar seu filho. O uso destes sons pode ajudar a abafar outros ruídos e acalmar o bebê.
  • Tire um pouco seu filho de um ambiente fechado e deixe respirar ar fresco. Essa atitude também pode ser um excelente calmante do choro.
  • Se o choro estiver muito incontrolável, dê um banho no bebê. A água é sempre muito relaxante.
  • Embale um pouco seu filho. Pegue no colo e ande um pouco, falando palavras calmas, tentando tirar o foco dele do choro.
  • Faça uma massagem, especialmente se você deu um banho no bebê. Uma shantala pode ajudar muito seu bebê a relaxar e parar de chorar.

Por último… tente relaxar e pensar que o choro nem sempre tem uma razão específica e que vai passar logo, isso quer dizer é possível sim o bebê chorar sem motivo aparente.

Dificilmente os pais muito estressados conseguirão acalmar o bebê com facilidade.

Não se sinta culpada, peça ajuda para um parente ou um amigo ficar por 30 minutos com seu filho para você colocar a cabeça em ordem e respire fundo.

Se você estiver muito nervosa e não tiver ajuda de ninguém, coloque seu bebê em um lugar seguro e saia de perto por alguns segundos.

Lembre, o choro não machuca seu bebê! Depois de pensar um pouco, certamente você estará mais preparada para ajudar seu filho a parar de chorar naturalmente.

Um dos principais motivos de choro do bebê é o sono, então se você acreditar que seu filho chora demais, pense na quantidade de horas de sono que ele faz no dia. Aqui no blog e em nossas redes sociais nós temos bastante informação sobre a quantidade de horas de sono esperada para cada idade da criança.

Claro que estamos falando de uma média. Porém se o seu filho dorme muito menos do que o esperado para a idade e se ele chora demais, tente estimular para que ele durma mais um pouco.

E Como Podemos Ajudar Você?

Pensando em realmente ajudar a vida das famílias, nós liberamos a nossa Jornada do Sono do Bebê, uma série de vídeos gratuitos que vão te guiar para descobrir os motivos que podem estar fazendo com que seu filho durma mal e também a começar um processo de aprendizagem de sono!

Precisa de ajuda para entender melhor o sono do seu filho? Nós temos diversos atendimentos, um deles certamente poderá atender a sua necessidade. 

Conheça nossos planos e faça parte desse grupo de milhares de famílias que contaram com a ajuda da Maternity para transformar a maternidade em algo mais leve.

Não sofra mais, dê o primeiro passo! Se inscreva na nossa jornada, visite nossas redes sociais e entenda como resolver de uma vez por todas as dificuldades de sono do seu bebê!

Garanto que o esforço valerá a pena! Ensinar seu filho a dormir é um ato de amor, e você pode fazer isso desde o primeiro dia de vida!