fbpx

Nosso blog

Inspire-se nas nossas dicas para o seu filho!

3 Dicas para manter a rotina dos gêmeos!

Ter um filho é um grande desafio e uma tremenda mudança na vida das famílias. E quando temos 2?

Ter uma gestação de múltiplos pode assustar desde que recebemos a notícia de que temos mais de um bebê a caminho e a chegada das crianças exige uma grande preparação. Quando falamos de sono e rotina, esta preparação precisa ser ainda maior e certamente vai facilitar muito a vida da família. Entretanto, manter duas crianças na mesma rotina nem sempre é fácil e no post de hoje queremos dar 5 dias especiais que vão ajudar as famílias nesta direção.

  • Bebês que se alimentam juntos, tem uma maior chance de seguirem a mesma rotina. Recém-nascidos geralmente tem uma demanda grande de alimentação, então se um dos seus bebês acordar para mamar, tente também estimular que o outro mame no mesmo horário, e assim você provavelmente conseguirá colocar os dois para dormir também na mesma hora. No começo pode ser difícil, mas especialmente após os 4 meses, quando o ideal é que as crianças durmam por mais horas durante a noite e existe uma forte regressão de sono, os despertares noturnos podem aumentar isso será muito desgastante se um acordar o outro. Verifique a real necessidade do seu bebê e mantenha a quantidade de mamadas adequadas para o desenvolvimento dele, mas tente adequar a demanda de leite durante o dia sem precisar aumentar a quantidade de mamadas durante a madrugada. Se seu bebê mamou há uma hora por exemplo e acordar novamente, verifique outra possível causa do despertar além da fome – para não estimular uma associação de precisar mamar para dormir todas as vezes que a criança não conseguir ligar o ciclo de sono.
  • Comece o dia no mesmo horário! Nossa sugestão para gêmeos é que a diferença do horário de acordar entre um bebê e outro seja de no máximo 15 minutos, assim ficará mais fácil de manter a rotina durante o dia. Isso também se aplica às sonecas – sempre tentando manter uma flexibilidade de 15 minutos.
  • Se a ideia é fazer um treinamento de sono (a partir dos 6 meses preferencialmente para gêmeo) e eles dormirem no mesmo quarto, o melhor é fazer separadamente, começando pelo bebê que tem o sono mais difícil. Se houver a possibilidade de separar por um período, é ainda melhor. Se não houver esta possibilidade, use os 15 minutos de flexibilidade da agenda para colocar um bebê um pouco mais cedo para dormir, assim você aumenta a chance de sucesso de qualquer método que for aplicar.

Apesar de parecer difícil, ter noites de sono restauradoras e garantir o descanso de toda família é possível.

Esperamos que estas dicas te ajudem, mas se você tem gêmeos e está com problemas com o soninho das crianças, entre em contato com a Maternity Coach. No nosso site, temos um lindo depoimento de uma mãe que estava com dificuldade no sono dos 2 filhos e agora consegue descansar e curtir a maternidade com muito mais disposição.


Todos os direitos reservados à Maternity Coach. CNPJ 25.462.996/0001-88 • Mantido por FAPNET
Fale no WhatsApp